top of page
Search
  • Writer's pictureEduardo Rico

Como criar um canal no Youtube para sua empresa


O YouTube está já é realidade nas ações de marketing de boa parte das empresas. Não importando se é uma micro ou uma grande empresa. A realidade é que o Youtube já é uma das principais redes sociais (e plataforma de pesquisa) do mundo.


Atualmente, pode-se afirmar que uma empresa que ainda não está presente na plataforma de vídeos está, provavelmente, perdendo excelentes oportunidades de negócios.

A relevância do YouTube é absurda! Hoje é a maior rede de compartilhamentos de vídeo do mundo! Ainda distante das concorrentes Tik Tok e Instagram, por exemplo.


Vamos entender o porquê de o YouTube ter se transformado em rede social obrigatória para todo empreendedor!


Alguns números do YouTube

Se está avaliando desenvolver um canal profissional ou corporativo no Youtube, importante termos essas informações:

  • O YouTube possui, atualmente, 1,9 bilhões de usuários ativos, o que equivale a quase um terços de todos os usuários da internet.

  • Os internautas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões, sim, BILHÕES de visualizações diariamente.

  • Aproximadamente 75% do tempo de exibição do YouTube é por meio de dispositivos móveis, ou seja, a informação está sempre à mão dos usuários.

  • É possível navegar no YouTube em até 80 idiomas diferentes (o que abrange 95% dos usuários da Internet).

  • O número de canais que tiveram receitas anuais de seis dígitos no YouTube cresce mais de 30% ano a ano.

Com estatísticas tão impressionantes, fazer parte da rede e criar conteúdo relevante ao seu público-alvo se tornou absolutamente fundamental para vender mais!


20 Motivos para sua empresa ter um canal no Youtube


1. TER UM CANAL NO YOUTUBE DEMONSTRA QUE A EMPRESA SE MANTÉM ATUALIZADA

O YouTube é democrático e plural. Reúne tutoriais dos mais diversos assuntos, clipes musicais, trechos de filmes, curiosidades, entre outros tipos de vídeos. Uma coisa é certa, com a popularidade tão alta, certamente existe uma audiência para o seu Negócio.


2. UM ANÚNCIO NO YOUTUBE, QUANDO BEM FEITO, É UMA EXCELENTE FORMA DE DIVULGAÇÃO

Aqui estamos falando de ADS (anúncios online). Basta um vídeo bem formatado para atrair uma audiência qualificada para seu site, por exemplo. Quando as pessoas estão navegando na internet em momentos de lazer, tendem a aceitar com mais facilidade uma propaganda bem elaborada.


3. PORQUE TER UM CANAL NO YOUTUBE PERMITE QUE A MARCA CONHEÇA SEUS CLIENTES

Através de informações que o próprio Youtube fornece no Analytics é possível entender quem são as pessoas que mais interagem com seu conteúdo.


4. PELOS COMENTÁRIOS YOUTUBE, O GERENTE DE MARKETING TEM O FEEDBACK DO PÚBLICO

Aproveitar esse campo livre e democrático pode auxiliar os direcionamentos da empresa. Uma reclamação, um elogio e uma sugestão podem fazer a diferença na estratégia do seu crescimento.


5. O CANAL NO YOUTUBE PODE (E DEVE) SER INSERIDO ÀS OUTRAS MÍDIAS E AÇÕES DE MARKETING

Colocar os vídeos nas redes sociais tornam as publicações bem mais interessantes. Isso porque texto e audiovisual se complementam na intenção de passar uma ideia a respeito do produto ou serviço ofertado. É válido colocar na descrição dos vídeos os links do site da empresa e dos perfis em outras plataformas.


6. TÉCNICAS DE AUDIOVISUAL CONCEDEM NOVAS POSSIBILIDADES DE MARKETING

Os diferentes recursos de comunicação são parte de uma mesma estratégia digital. Se a linguagem e o formato forem coesos, a divulgação será eficaz. É importante explorar as particularidades que cada meio oferece, porém sem perder a visão do todo. No caso dos vídeos, a vantagem está no uso da imagem e do som.

7. O CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA YOUTUBE É VALORIZADO

Quem procura o canal de uma companhia no YouTube quer saber mais sobre as mercadorias comercializadas. Produzir material apenas para essa plataforma atrai um público que já está predisposto a consumir e que irá se interessar também por temas relacionados.

8. NÃO É PRECISO PAGAR PARA PUBLICAR UM VÍDEO NO YOUTUBE

O investimento está em produzir o vídeo e arcar com a infraestrutura necessária, que deve se adequar ao rendimento da empresa. Entretanto, não é precisa pagar por uma inserção, como acontece em outros meios tipo televisão e rádio.

9. MAIS TEMPO PARA ELABORAR OS TÓPICOS

No YouTube, a marca consegue apresentar os produtos com criatividade e sem as restrições de tempo que os comerciais costumam impor. Por consequência, uma ação de marketing nesse site tem grande capacidade de impactar os espectadores.

10. PORQUE TER UM CANAL NO YOUTUBE É UMA BOA CHANCE DE FORTALECER A IDENTIDADE DA MARCA

O canal no YouTube dá liberdade para que a organização trate de muitos assuntos relevantes e não somente dos artigos à vendas. Dessa forma, as pessoas tem uma melhor noção dos valores da empresa.

Como fazer um canal no YouTube?

Não é difícil descobrir como se faz um canal no YouTube. É só seguir os seguintes passos:

  • Depois de criar sua conta normalmente, vá até “Configurações do YouTube” e, em “Recursos adicionais”, clique em “Criar novo canal”;

  • Escolha um nome e selecione a categoria, no caso, empresarial;

  • Com o canal pronto, vá até a página, clicando no canto superior direito;

  • No canal, selecione “adicionar arte do canal” para personalizá-lo, e então vá em “sobre” para adicionar descrição e informações de contato ou outras;

  • Agora é só clicar em “carregar” no canto superior direito para enviar seu primeiro vídeo!

4 views0 comments
bottom of page