top of page
Search
  • Writer's pictureEduardo Rico

Como e por que contratar influenciadores digitais?


Ampliar a comunicação. Este sempre foi o principal objetivo das campanhas publicitárias desde que o mundo é mundo. E quem não se atualiza, acaba ficando pra trás e deixando na mesa uma infinidade de oportunidades.

Hoje contratar um influenciador digital é tão comum quanto comprar um pão em uma padaria, ainda que algumas empresas tenham receio.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e veja quais as vantagens e como contratar um influencer digital. Boa leitura!

Confira os benefícios de contratar influenciador digital

Ano após ano, a força dos influenciadores digitais na publicidade aumenta. Em 2020, por conta da pandemia e por precisarmos ficar em casa em isolamento social, aumentou a procura por publicidade via influencers. Isso acontece porque, neste momento, a população está ainda mais conectada no ambiente virtual, assim, as chances de o consumidor ver uma divulgação da sua empresa nas redes sociais aumentou significativamente, já que o tempo navegando em redes sociais chegou a dobrar em alguns horários. Tudo isso traz inúmeros benefícios para o empreendimento, como:

  • Aumento da audiência da marca;

  • Humanização e proximidade com a sua marca ou produto;

  • Atestam a credibilidade para a empresa;

  • E o principal: Aumentam as vendas do empreendimento, visto que suas recomendações têm um grande peso na decisão de compra dos consumidores;


Como iniciar essa estratégia com os influencers?


1. Defina um objetivo para a parceria

É necessário identificar quem é a sua 'persona', saber quais são os seus gostos, o tipo e formato de conteúdo que costuma consumir etc. Isso o ajuda a contratar um influencer digital que atinja as expectativas do empreendimento com maior assertividade.

O que se espera com essa contratação? Lembre-se que toda ação de marketing precisa estar apoiada sobre um plano muito bem estruturado.

2. Busque influencers que estejam alinhados à cultura da empresa

Se sua empresa tem um perfil sustentável, vegano, procure influenciadores com o mesmo perfil. Leve em consideração alguns pontos na hora da pesquisa, como:

  • número de seguidores que eles têm nas mídias sociais;

  • quantidade de pessoas inscritas no canal do youtube;

  • média de visualizações em cada vídeo;

  • número médio de engajamento nas publicações etc.

Não esqueça que para a parceria dar certo, é importante saber em qual estágio de audiência esse produtor de conteúdo se encontra. O ideal é contratar influenciadores que estejam alinhados com suas expectativas, para que não haja frustrações na parceria.

3. Esteja preparado para o que o influenciador pode ou não trazer

Tiro certo? Bem, às vezes não. Caso o influenciador digital que pretende contratar tenha uma excelente audiência, o seu site pode atingir um número muito grande de acessos simultâneos. Isso, geralmente, traz resultados satisfatórios para o empreendimento.

Contudo, é preciso ficar atento a outros detalhes, para que tudo funcione como planejado. Por exemplo, já pensou se o portal da empresa não aguentar muitos acessos ao mesmo tempo? Isso pode fazer até o site sair do ar na hora em que as pessoas estiverem realizando a compra. O que traz inúmeros prejuízos para a empresa, como não conseguir aumentar as vendas online e passar uma imagem negativa da marca para os internautas e demais seguidores do influencer.

4. Encontre a agência do influenciador

Muitos influencers digitais colocam nas mídias sociais que o contato para parceria é feito por ‘Direct’. Contudo, nem todos os profissionais divulgam de forma simples o contato certo para o comercial. A Agência Rico disponibiliza de um grande casting de influenciadores e, certamente, um deles se enquadra no seu perfil de campanha.


5. Faça negociação de valores e entregáveis

Seja claro na troca de informações e confirme se o influenciador entender exatamente o esperado. Não economize na clareza das informações, lembre-se que o influenciador não vive a rotina da sua empresa.

Na hora da negociação dos preços, tente fechar um contrato que melhor se adeque às necessidades da companhia e a expectativa. Isso pode ser feito por meio de um valor fixo, pela realização de uma ação ou um pacote de entregáveis, com texto, vídeo, presença em evento, entre outros. Além disso, o valor pago pode ser por CPC (custo por clique em anúncio), CPM (custo por mil exibições de anúncio) e por conversão.

Contudo, para agilizar a contratação de influencers e ampliar a comunicação da sua marca, entre em contato com a Agência Rico, através do e-mail contato@agenciarico.com


Faça um orçamento sem compromisso.


Eduardo Rico

Especialista em Youtube e Marketing Digital

9 views0 comments
bottom of page